As assembleias de voto abriram esta quinta-feira às 07:00 (mesma hora em Lisboa) no Reino Unido para as eleições legislativas que vão determinar qual o governo que vai negociar a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit').

Siga aqui o AO MINUTO

Um total de 46,9 milhões de eleitores são chamados a votar nas eleições, às quais concorrem, ao todo, 3.303 candidatos em 650 círculos uninominais, distribuídos por Inglaterra (533), Escócia (59), Irlanda do Norte (18) e País de Gales (40).

As eleições britânicas decorrem sob reforçadas condições de segurança depois de terem sido registados três atentados desde o fim de março.

As eleições foram antecipadas pela primeira-ministra britânica, Theresa May, líder do partido Conservador, que invocou a necessidade de legitimar o seu plano para negociar o 'Brexit'.

As assembleias de voto encerram às 22:00 (mesma hora em Lisboa), sendo nessa altura divulgadas as previsões feitas pelas "sondagens à boca das urnas".

Estas poderão indicar a tendência dos votos, mas nem sempre têm acertado no resultado, pelo que os analistas políticos têm sido cautelosos nas suas projeções.

O Partido Trabalhista reduziu nos últimos meses a desvantagem nas intenções de voto face ao partido do Governo, tornando o desfecho incerto.