A Coreia do Norte lançou vários mísseis de curto alcance a partir da sua costa oriental, numa aparente demonstração de força após as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, informou o Ministério da Defesa de Seul.

O exército popular norte-coreano lançou os mísseis para o Mar do Japão a partir da localidade de Wonsan, no sudeste do país, disse à agência EFE um porta-voz da Defesa de Seul, sem dar mais detalhes. Os projéteis caíram na água.

A ação norte-coreana surge horas depois de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado, em Nova Iorque, uma resolução que impõe restrições comerciais ao país comunista em resposta aos últimos testes nucleares e de mísseis de longo alcance.

A discussão destas sanções arrastou-se durante semanas na ONU, já que a China é amiga da Coreia do Norte, mas, alcançado finalmente um acordo, Barack Obama pronunciou-se para dizer que "a comunidade internacional está a falar a uma voz" e a dizer à Coreia do Norte que deve abandonar os programas nucleares e os lançamentos de mísseis. 

As sanções vão desde embargos às exportações de carvão e outros minerais usados nos programas nucleares às pequenas armas, como descreve a BBC.