A indústria portuguesa de calçado vai investir mais de 60 milhões de euros até 2015 na modernização tecnológica das suas empresas para se tornar «a mais competitiva do mundo» daqui a 10 anos.

Em comunicado, a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (APICCAPS) refere que o investimento será concretizado no âmbito do eixo inovação (ShoeInov) do Programa de Acção FOOTure, que propõe 107 medidas para aumentar a competitividade da indústria portuguesa de calçado, escreve a Lusa.

Ao abrigo do ShoeInov serão desenvolvidos 44 ideias e projectos potenciadores da competitividade empresarial do sector e assentes na I+D+i (Investigação, Desenvolvimento e Inovação).

Os primeiros três destes projectos - AdvancedShoe (calçado de elevado desempenho), Stress-Less Shoe (calçado que minimiza o stress mecânico da locomoção) e BionicPhoot (calçado que reduz a humidade ou absorve o choque) - serão apresentados quarta-feira nas III Jornadas ShoeInov, que decorrem no Centro Tecnológico do Calçado, em S. João da Madeira, e serão presididas pelo secretário de Estado Adjunto, da Indústria e da Inovação, Castro Guerra.

Segundo salienta a APICCAPS, o ShoeInov assume-se como «um dos alicerces para o desenvolvimento sustentado da indústria portuguesa de calçado», num contexto em que a diferenciação e o desenvolvimento de calçado de elevado desempenho para nichos de mercado são determinantes.

Por outro lado, e não podendo as empresas portuguesas garantir a sua competitividade apenas pela via do custo de produção, «importa desenvolver novos equipamentos e soluções de produção que reduzam a intervenção humana ou simplifiquem a complexidade das operações envolvidas na fabricação de materiais, componentes e do próprio calçado».

Neste âmbito, a robotização e a automação das operações fabris «deverão continuar a ser uma prioridade para conseguir ganhos significativos de produtividade».

Paralelamente às jornadas, decorrerá a Exposição ShoeInov 2008, em que serão apresentados os materiais, produtos e equipamentos desenvolvidos em 2008 e entregues os Prémios GAPI Inovação Tecnológica.