Passe de alguns craques do futebol

Se o apostador português que ganhou o concurso do Euromilhões de sexta-feira quisesse investir no mundo do futebol, poderia por exemplo comprar a totalidade do passe de alguns craques. Não chegava para o de Messi, que está avaliado em 216 milhões de euros, mas podia comprar o de Cristiano Ronaldo (114 milhões de euros) e ainda lhe sobrava dinheiro.



Podia sempre apostar em craques de valores mais modestos e compor o seu próprio plantel. O valor com que ficará depois de pagar os impostos ao Estado dá para pagar o passe de Neymar (68 milhões de euros) e o de Pogba (66 milhões).
 
Estádios nacionais

Ainda se for adepto de um dos três grandes do futebol português e quiser comprar o estádio do seu clube só para si, pode, já que têm um valor muito mais modesto que a futura casa do Real Madrid, que está orçada em 400 milhões de euros. Se for benfiquista, pode sempre propor a compra do estádio, cuja construção rondou os 118 milhões de euros.

Já se for adepto do FC Porto, pode investir 98 milhões de euros no Estádio do Dragão. Se foi sportinguista, terá de desembolsar pelo menos 121 milhões de euros, que foi quanto custou a construção do novo estádio, aquando do Euro2004.
 
Investir no imobiliário

Dizem que os imóveis são um valor seguro. Por isso, nada melhor do que pensar nesta hipótese, senhor Euromilionário. O «Jornal do Fundão» fez as contas e chegou à conclusão que pode tornar-se no maior senhorio da região de Castelo Branco e ainda lhe sobra dinheiro, já que o valor do prémio é superior ao valor patrimonial de todas as casas à venda na região.

 Mas se quer sair do interior, saiba então que em Sintra, entre os Palácios de Monserrate e de Seteais, está à venda uma das mais caras casas do país. Tem 13 assoalhadas e custa 13 milhões de euros.

 
Ainda no ramo imobiliário, pode sempre comprar uma ilha paradisíaca nas Maldivas. Ainda em setembro estava uma à venda por 11 milhões de euros. Orivaru tem 14 hectares e é uma das 71 ilhas que formam o atol de Noonu, a norte da capital das Maldivas, Malé.


 
É preciso é festejar!

Se o sortudo português for amigo de festas, pode sempre contratar a DJ Paris Hilton para animar uma noite com amigos. Ela «só» cobra 260 mil euros à hora.
 
Também pode arrendar um monumento português para um jantar de amigos ou uma festa de família. Os preços vão desde os 50 euros, até aos 40 mil.
 
Se a opção for uma festa num monumento marcante, mas lá fora, pode sempre optar pela Capela Sistina, já que o Papa autorizou recentemente o aluguer para festas privadas. A Porche foi a primeira empresa a alugar a Capela Sistina para esse efeito, no dia 18 de outubro. Pagou 222 mil euros.


 
É solteiro ou solteira e sempre sonhou com um casamento de sonho? Então, é só pôr os olhos em George Clooney. O mediático casamento do ator em Veneza durou três dias e custou quase 4 milhões de euros.
 
Diamonds are realy best friends?

Não se sabe se o novo euromilionário é homem ou mulher, mas, para usufruto próprio ou para oferecer, pode sempre comprar um belo diamante. Afinal, eles são ou não os melhores amigos das mulheres? A leiloeira Sotheby's vendeu, em 2013, um diamante rosa de 59,6 quilates por 55 milhões de euros. O comprador teve ainda de desembolsar mais sete milhões em impostos e despesas de leilão.


 
Gosta de água e quer comprar um barco? Pode. Mas saiba que, como o prémio do Euromilhões, é impossível chegar aos calcanhares, por exemplo de Roman Abramovich. O patrão do Chelsea é dono do segundo maior iate do mundo, com 170 metros de comprimento e 11 luxuosas cabines para acomodar os convidados. O barco tem duas piscinas, uma discoteca e até um minissubmarino no porão. Tudo isto custou bem mais que os 190 milhões de euros do prémio. Abramovich terá pago qualquer coisa como 648 milhões de euros.

Mas o prémio chega e sobra para comprar o carro mais caro do mundo, o Bugatti Veyron Supersport, que custa mais de dois milhões de euros.


 
Uma viagem à lua ou um salto estratosférico
 
O empresário português Mário Ferreira agendou, em 2006, uma viagem à Lua. Terá mesmo sido uma das 100 personalidades de todo o mundo a reservar a passagem e a pagar a totalidade do bilhete, que custou, na altura, qualquer coisa como 168 mil euros. A viagem estava marcada para 2008, mas, que se saiba, nunca chegou a acontecer.
 
No dia em que o novo euromilionário ficou a saber que estava muito rico, ou seja, na última sexta-feira, o executivo norte-americano do Google, Alan Eustace, bateu um recorde de salto em queda livre. Eustauce saltou de uma altitude de 41 mil metros, até alcançar uma velocidade de 1290 quilómetros por hora, quebrando a barreira do som. O salto estratosférico foi realizado no Novo México e financiado integralmente pelo vice-presidente da Google. Não se sabe, ao certo, quanto custa esta excentricidade, mas fica a sugestão.


 
Orçamento da Cultura em 2014

Se o euromilionário for mecenas e quiser ajudar o Estado com o Orçamento da Cultura, por exemplo, pode doar o prémio na íntegra. O valor do prémio quase cobre o orçamento do Ministério da Cultura para este ano, que foi de 198,8 milhões de euros. Porém, não chegaria para a parcela do Orçamento do Estado destinada à Cultura para 2015, que é de 219,2 milhões de euros.  
 
Rico? Ora tente lá comprar a PT

No dia em que se ficou a saber que o euromilionário português reclamou o prémio, a imprensa brasileira noticia que a Oi vai vender a PT na próxima semana. O negócio, porém, está longe dos bolsos deste excêntrico, já que o valor que deverá ascender aos 7,2 mil milhões de euros.


 
Em 2006, a Sonae de Belmiro Azevedo apresentou duas ofertas públicas de aquisição sobre a totalidade dos capitais da Portugal Telecom (PT) e da PT Multimédia, num valor global de 13,9 mil milhões de euros.