Em colaboração com dois laboratórios do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts), a Lamborghini deu os primeiros passos rumo à criação do hiperdesportivo do futuro, senão mesmo do próximo milénio.

Intitulado de Lamborghini Terzo Millennio, o concept foi apresentado esta segunda feira e o seu visual vanguardista salta à vista. Mas o essencial está no ADN de futura geração: o automóvel será 100% elétrico e movido graças aos quatros motores (um por cada roda) alimentados por supercapacitadores e dispositivos de armazenamento de energia, embutidos na carroçaria. Baterias que serão bastante mais finas que as atuais, para que o peso não seja comprometido.

Embora seja movido a energia elétrica, a Lamborghini espera que o Terzo Millennio possa emitir um som que seja capaz de substituir o atualmente produzido pelo motor V12 do Aventador. Uma alternativa que ainda está em estudo.

Um carro com "vida própria"

Focados no futuro, MIT e Lamborghini olham mais além da condução autónoma e concentram-se no próprio veículo como um elemento auto-sustentável. Graças aos estudos do MIT, a Lamborghini pode ser pioneira na tecnologia auto-regenerativa.

Para o Terzo Millenio, ambas as partes estão a trabalhar numa fórmula de carbono que seja capaz de restaurar eventuais quebras dos painéis na carroçaria, sem ajuda de terceiros. Tal poderá ser possível graças à monitorização contínua da estrutura, através de sensores que poderão ativar os micro-canais compostos por soluções químicas regenerativas”.

Design vanguardista

O Terzo Millenio é o resultado visionário concebido pelo Lamborghini Centro Stile para expressar elementos de design futuros, aplicando mudanças radicais na tecnologia e antecipando elementos do próximo design da Lamborghini. A evolução e o desenvolvimento da tradicional assinatura “em Y” nas luzes dianteiras e traseiras é prova disso mesmo.

Como resultado da mudança de tecnologias, o design pode ser uma expressão radical da supremacia aerodinâmica, baseada numa arquitetura inteiramente nova, totalmente dedicada ao aperfeiçoamento do fluxo de ar.

Experiência imersiva

Para disponibilizar ao condutor a capacidade de viver emoções fortes ao volante, a Lamborghini traçou um plano tão vanguardista quanto o carro. Em circuito, o Terzo Millennio pode transformar-se numa espécie de videojogo ao colocar à frente do condutor um carro “fantasma” que mostrará as trajetórias ideais e os pontos de travagem acertados em cada ponto da pista. Uma experiência que permitirá ao condutor “transformar-se” por breves instantes num autêntico piloto profissional.