Morreu o ator Gene Wilder, que protagonizou Willy Wonka em 1971. A notícia foi divulgada pelo sobrinho, Jordan Walker-Pearlman, esta segunda-feira.

Gene Wilder protagonizou filmes como "Willy Wonka and the Chocolate Factory", de 1971, "Young Frankenstein", de 1974, ou "The Woman in Red", de 1984.

O ator faleceu em casa aos 83 anos, na cidade de Stamford, no estado norte-americano de Connecticut. Jordan Walker-Pearlman, sobrinho do ator, adiantou que as causas do óbito estarão relacionadas com “complicações associadas à doença de Alzheimer”, efemeridade da qual padecia juntamente com um linfoma, que lhe tinha sido diagnosticado em 1989.

Gene Wilder foi nomeado para os Óscares da Academia pela sua prestação em “Os Produtores”, de Mel Brooks (1865) e pela coautoria do argumento de “Frankestein Junior”.

Mas foi o filme “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, em 1971, que lhe valeu maior destaque com a interpretação de Willy Wonka.

Ao longo dos seus 83 anos, Wilder também foi realizador, ator de teatro e teve alguns papéis em séries de televisão e telefimes.

Quando ficou viúvo, em 1989, afastou-se dos grandes ecrãs e as suas participações cinematográficas passaram a ser mais pontuais. Em 2003, subiu ao palco dos Emmy pela participação especial na série “Will & Grace”.