O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, entra este ano na lista das personalidades mais influentes da revista «Time». Lado a lado, por exemplo, com Angela Merkel, com quem tem vindo a negociar o futuro da Grécia e da Europa. Tsipras e Merkel são dois dos nomeados da lista, na categoria «Líderes».
 
A lista da «Time» não é um ranking e reúne as pessoas em cinco categorias: «Titãs», «Pioneiros», «Artistas», «Líderes» e «Ícones».
 
Se para a chanceler alemã, a inclusão na lista não constitui propriamente uma novidade (é incluída pela sétima vez), Alexis Tsipras é incluído pela primeira vez, logo depois de ser eleito primeiro-ministro da Grécia. Quem escreve o texto que justifica a escolha é Pablo Iglesias, líder do partido espanhol Podemos.
 
Iglesias descreve Tsipras como «um homem de família com quem é possível falar de política, enquanto os dois filhos se penduram no seu pescoço». «Quando era um dos jovens líderes de esquerda da Grécia, percebeu que, em Política, temos de aspirar a ganhar e a coisa mais importante a fazer é defender o país», escreveu Iglesias.
 
O líder do Podemos classifica ainda Tsipras como um adepto do Panathinaikos e fã de rock’n’roll que, «antes de ser eleito primeiro-ministro costumava viajar de mota».
 

«Tornou-se na esperança dos gregos contra os destruidores efeitos das políticas de austeridade que foram impostas ao seu país», acrescenta.

 

«Impressionou a Europa com demonstradas capacidades de negociação que envolvem sabedoria e princípios».

 
Além de Angela Merkel e Alexis Tsipras, a categoria «Líderes» inclui políticos de diferentes ideologias e proveniências geográficas, como Barack Obama (na lista pela décima vez), Raúl Castro, Vladimir Putin, Benjamin Netanyahu e Haider al-Abadi (primeiro-ministro do Iraque). Na lista, estão ainda a líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen e Hillary Clinton, candidata nas primárias democratas para as presidenciais dos Estados Unidos em 2016.


 
A revista optou este ano por publicar cinco capas diferentes, cada uma com uma pessoa que se destacou em uma das divisões da lista. Assim, há uma capa com Jorge Ramos, jornalista mexicano que trabalha em Miami, apresentador da Univision e eleito na categoria de «Líderes». Misty Copeland, bailarina americana, representa a categoria dos «Pioneiros». O rapper Kayne West é capa na categoria de «Titãs». O ator Bradley Cooper representa os «Artistas» e Ruth Bader Ginsburg, juíza do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, na lista dos «Ícones».


 
Na categoria «Titãs» aparecem figuras como o presidente da Apple, Tim Cook, e a socialite e estrela de reality shows Kim Kardashian.
 
Na lista dos «Pioneiros», estão as atrizes Reese Witherspoon e Emma Watson, assim como o astronauta Scott Kelly. O estilista Alexander Wang e o apresentador e humorista John Oliver estão na lista de «Artistas». A cantora Taylor Swift e o papa Francisco são eleitos entre os «Ícones».
 
A lista tem 60 homens e 40 mulheres. A paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Nobel da Paz, aparece pela primeira na lista e é a figura mais jovem entre os eleitos.