Uma cadela tornou-se a mais recente heroína de Ponte de Lima, depois de, esta quinta-feira, ter salvo um idoso que estava desaparecido há seis dias. Foi a Foxy quem encontrou Joaquim Dias, que tinha desparecido de um lar da vila na última sexta-feira.
 
De acordo com a Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua (ALAAR), durante um passeio com o dono, a Foxy demonstrou um comportamento invulgar: chegava-se ao dono e voltava a afastar-se para um lugar distante. Sempre o mesmo lugar. O dono estranhou a atitude da cadela e foi ver o que se passava. Foi então que encontrou Joaquim Dias.
 
 
O idoso estava fragilizado, ferido e subnutrido, mas consciente. Foi socorrido no local e conduzido ao Hospital de Viana do Castelo, onde permanece internado. Estaria caído no talude onde foi encontrado há pelo menos três dias.
 
A Foxy tinha sido acolhida há cerca de um ano pela ALAAR e adotada pela família que agora encontrou o idoso. Quando foi encontrada, encontrava-se com frio e num estado debilitado.

A ALAAR, que conta agora a história feliz da Foxy, ajuda animais vítimas de abandono e maus tratos, na zona de Ponte de Lima. Acolhe, no momento, mais de 100 cães, 40 gatos e uma égua. Em média, gasta por mês cerca de 1200 quilos de ração para cão e 40 quilos de ração para gato, com gastos mensais a rondar os 1500 euros. A associação está sem ração para os animais e faz um apelo, através do Facebook, para donativos.