Um homem morreu, nesta quarta-feira, vítima de acidente na A8, próximo de Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, onde um pesado colidiu com uma viatura de manutenção da via e se despenhou numa ravina.

O acidente ocorreu no sentido sul/norte, ao quilómetro 105, a cerca de 250 metros da saída de Valados dos Frades, quando “uma viatura de manutenção da via se encontrava parada e um pesado de mercadorias colidiu violentamente na sua traseira, provocando a queda dos dois veículos por uma ravina de cerca de cinco a seis metros de altura”, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros de S. Martinho do Porto, João Bonifácio.

Do embate resultou a morte de um dos trabalhadores da empresa de manutenção, um homem de 46 anos, “que se encontrava no exterior da viatura a recolher ferramentas de trabalho”, afirmou o comandante da corporação, cujos bombeiros “ainda tentaram manobras de reanimação, dado a vítima se encontrar em paragem cardiorrespiratória, mas sem efeito”, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico da VMER (viatura médica de emergência e reanimação) do Hospital das Caldas da Rainha.

Do acidente resultaram ainda ferimentos no condutor da viatura de manutenção e no condutor do pesado, que transportava batatas. Os dois feridos foram transportados para o Hospital de Santo André, em Leiria.

O alerta para o acidente foi dado às 19:14 e no local estiveram 11 viaturas e 30 operacionais dos bombeiros de S. Martinho do Porto, Alcobaça, Caldas da Rainha e Nazaré.

O trânsito na A8 mantinha-se, às 21:30, condicionado e a circular em apenas uma das três faixas de rodagem, prevendo os bombeiros que a remoção das viaturas se prolongasse “por algumas horas, sendo necessário o recurso a uma grua pesada para içar as duas viaturas”, afirmou João Bonifácio.