Tudo leva a crer que o grande tema de destaque desta semana do Barómetro venha a ser as sanções ou as possíveis sanções a Portugal devido ao incumprimento na meta do défice em 2015. A surpresa não é grande, uma vez que já se encontrava em segundo lugar do TOP 10, na semana passada. Mas este será seguramente um dos temas destacados na próxima semana.

A temática é incontornável, com a semana a arrancar, logo na segunda feira, com o encontro de ministros das Finanças da zona euro e no dia seguinte com o Ecofin, arenas onde será analisada a possível imposição de sanções aos dois países da Península Ibérica. Apesar de Bruxelas chutar para o fim do mês a decisão final sobre o assunto, com certeza que ele se encontrará entre os temas mais destacados.

E seguindo na semana, quarta feira, dia 13, tem lugar a primeira reunião do Banco da Inglaterra sobre política monetária, no pós-Brexit, e é possível que, após o grande interesse que o referendo no Reino Unido despertou, conseguindo inclusive destronar o futebol durante duas semanas, esta reunião seja também um dos temas destacado.

A Caixa Geral de Depósitos continuará provavelmente a ser um dos temas de destaque, uma vez que quarta feira marca também a discussão do Projeto de Resolução n.º 391/XIII/1.ª, iniciativa do Bloco de Esquerda. O Projeto, que será discutido na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, da Assembleia da República vem recomendar a realização de uma auditoria forense à Carteira de Crédito da Caixa Geral de Depósitos.

Olhando para estes acontecimentos que terão lugar durante a semana poderemos dizer que depois do Futebol ficam a economia e as finanças. Mas é possível que venham a ser ainda temperadas por algum destaque mais doce vindo do Futebol, agora que Portugal venceu o Euro 2016.