Moscovo acaba de revelar um novo avião de passageiros de médio alcance de fabrico russo. Fabricado na Sibéria, o MC-21 é apresentado como sendo superior aos de fabrico ocidental como os Boeing e os Airbus.

O aparelho, construído pela Irkut Corporation é ainda um protótipo e em fase de teste. mas é anunciado que a produção deverá entrar em velocidade de cruzeiro no próximo ano.

Para já os planos incluem duas variantes. O MC-21 – 200 com capacidade ente os 130 e os 165 assentos e o MC-21 – 300 com capacidade para entre 160 e 211 passageiros e destinam-se não apenas ao mercado interno mas também à venda ao exterior com a empresa a anunciar que já conta com 175 encomendas, sendo que meia centena se destinam à renovação da frota da companhia russa de aviação Aeroflot.

A apresentação oficial decorreu na cidade de  Ikurtsk na Sibéria e contou com a presença do primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev que sublinhou que o novo avião é "fixe" e sera “o orgulho da aviação comercial do país”

 

 

Uma nova aposta na aviação comercial, numa altura em que a Rússia enfrenta sanções internacionais devido ao conflito na Ucrânia, e tenta revitalizar a indústria interna.