Mais de 200 estabelecimentos comerciais em Portugal continental e nos Açores vão estar a recolher, este sábado, alimentos para animais em risco. É uma iniciativa do Banco Solidário Animal que visa apoiar as associações zoófilas e as famílias carenciadas com animais, segundo a associação Animalife.

Com o lema “Ajude, eles precisam de si!”, a campanha decorre hoje e domingo em hipermercados do grupo Continente e Modelo e ainda nas lojas “Pets & Plants”.

Ao todo, são 208 os estabelecimentos comerciais de Portugal continental e dos Açores que, com a ajuda de voluntários, irão recolher alimentos para animais.

A ação de recolha solidária regressa nos dias 16 e 17 de maio, desta vez nas lojas Continente e Continente Bom Dia.

Os alimentos recolhidos serão depois distribuídos pelas associações de proteção animal e as famílias carenciadas com animais.

Este Banco Solidário Animal vai na sexta edição. No ano passado, decorreu em 160 estabelecimentos e reuni mais de 400 toneladas de ração.

Os alimentos recolhidos permitiram alimentar mais de 25 mil animais, segundo dados da associação Animalife, promotora do evento.

Para esta primeira iniciativa de 2015, a organização espera reunir mais de 250 toneladas.

A Animalife sublinha que os alimentos que forem recolhidos irão ajudar milhares de animais em risco que se encontram sob a proteção de cerca de 130 associações ou que pertencem a centenas de famílias carenciadas e pessoas sem-abrigo.