A Guarda Nacional Republicana deteve 176 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu 320 doses de haxixe, informou a GNR.

Na sexta-feira, no sábado e no domingo a GNR apreendeu ainda oito gramas de canábis, uma arma de fogo, três armas brancas, um aerossol de defesa e um veículo ligeiro, lê-se num comunicado enviado à Lusa.

Do total de detenções, 94 deveram-se a condução sob o efeito de álcool, 32 a condução sem habilitação legal, sete a furto, cinco a posse de armas proibidas, quatro a tráfico de estupefacientes, uma a roubo e 33 a outros crimes.

Nos três dias, a GNR elaborou 172 autos de notícia por detenção em flagrante delito e 3.198 autos de contraordenação a legislação diversa.

Durante a operação foram fiscalizados 11.800 condutores e detetadas 3.143 infrações, destacando-se 237 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 2.540 excessos de velocidade, em 112.736 controlos, três relativas a excesso ou deficiente acondicionamento de carga e 22 relacionadas com tacógrafos, acrescenta o comunicado.

As ações, que visaram prevenir e combater a criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária, realizaram-se nos distritos/comandos territoriais de Aveiro, Braga, Beja, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.