Duas curtas-metragens, de Joana Pimenta e Gabriel Abrantes, e a longa-metragem "O Ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, foram selecionados para o festival de cinema de Toronto, marcado para setembro.

A programação, revelada na terça-feira, dá conta da presença das curtas-metragens "Um Campo de Aviação", de Joana Pimenta, e "A Brief History of Princess X", de Gabriel Abrantes, exibidas há uns dias em Locarno.

O filme "O Ornitólogo", que valeu a João Pedro Rodrigues o prémio de melhor realização em Locarno, também foi selecionado para Toronto, um festival onde o cineasta já apresentou outros filmes em edições anteriores, nomeadamente "Morrer Como um Homem" em 2009 e "A Última Vez que vi Macau", co-realizado com João Rui Guerra da Mata, em 2012.

O festival canadiano, que celebra 40 anos, decorrerá de 8 a 18 de setembro e entre os filmes a exibir estão, por exemplo, "Aquarius", do brasileiro Kleber Mendonça Filho, "Snowden", de Oliver Stone, "Julieta", de Pedro Almodóvar, "I, Daniel Blake", de Ken Loach, e "Voyage of time: Life's journey", de Terrence Malick.

A eles juntam-se ainda duas produções de Paulo Branco, que estarão em Veneza antes de Toronto: "Os Belos Dias de Aranjuez", de Wim Wenders, e "À Jamais", de Benoît Jacquot.

"The Promise", a ficção de Terry George que foi rodada em 2015 Portugal e em Espanha, com técnicos portugueses na equipa e com Oscar Isaac e Christian Bale nos principais papéis, fará a estreia mundial em setembro em Toronto.