O Festival Internacional de Cinema de Terror - MOTELx arranca no dia 8, em Lisboa, mas esta semana terá uma série de iniciativas de antecipação, como cinema ao ar livre e concertos na capital.

Na quinta-feira, acompanhando a estreia nacional, na rua junto ao Lounge será exibido "Uma rapariga regressa de noite sozinha a casa", um filme sobre vampiros, que mistura vários géneros cinematográficos, assinado pela realizadora iraniana Ana Lily Amirpour.

Depois da sessão, já dentro do Lounge, está previsto um concerto de Ghost Hunt. No sábado, no Largo de São Carlos passa o filme "Eles vivem", de John Carpenter.

Na sexta-feira, os Beautify Junkyards atuam no Sabotage e, no sábado, a música fica por conta dos Los Black Jews e Go! Zill, no Musicbox, tudo em antecipação ao MOTELx.

A nona edição do MOTELx decorrerá de 8 a 13 de setembro no cinema São Jorge. O festival abrirá com "A visita", de M. Night Shyamalan, acompanhado da curta-metragem portuguesa "Arcana", de Jerónimo Rocha.

A programação do MOTELx contará ainda com filmes como "Perigosas Tentações", de Eli Roch, com Keanu Reeves, "I Am Here", de Anders Morgenthaler e com Kim Basinger, e "Burying the ex", de Joe Dante.

Está prevista ainda uma retrospetiva dedicada a Richard Stanley, que estará em Lisboa, e uma homenagem ao ator Christopher Lee, recentemente falecido.

Roger Cormac, argumentista, produtor e realizador, 89 anos, era um dos convidados da edição deste ano, mas não estará presente.

Este ano o prémio para a Melhor Curta de Terror Portuguesa é de 5.000 euros, com o patrocínio do canal MOV.