Os espetadores dos festivais de música em Portugal são mais mulheres do que homens, têm entre 17 e 20 anos, são solteiros, licenciados, compram passes para os eventos, escolhidos por causa do cartaz, segundo um estudo agora divulgado.

O estudo sobre o perfil do «festivaleiro» português, a que a agência Lusa teve acesso, foi desenvolvido pela organização do Talkfest, o fórum sobre os festivais de música, a partir de um inquérito feito pela Internet, entre setembro e dezembro do ano passado, que terminou no sábado em Lisboa.

Com base nas 426 respostas obtidas, o estudo revela que 57 por cento dos frequentadores são mulheres e 43 por cento são homens, a maioria estudantes, entre os 17 e os 20 anos, 30,6 por cento, que vão aos festivais acompanhados de amigos, 80 por cento , e que compram mais passes do que bilhetes diários.

O festival de preferência, 27 por cento, dos inquiridos é o Optimus Alive, seguido do Vodafone Paredes de Coura, 15 por cento, e do Super Bock Super Rock, 14 por cento.

«Oitenta e nove por cento do público apresenta um nível de satisfação grande relativo ao festival preferido», lê-se no estudo divulgado pelo Talkfest.

As principais razões que levam os espetadores a escolher um festival é o cartaz, 48 por cento e o seu «caráter único», 28 por cento, mas valorizam também a relação entre o preço dos bilhetes e as bandas e a segurança do recinto.

A maioria, 76 por cento, não gasta dinheiro com o alojamento, mas a ter de o fazer, opta pelo campismo, 42 por cento, ou pela casa dos amigos e família, 24 por cento.

Mais de cinquenta por cento dos festivaleiros «aproveita o festival para fazer outras atividades, incidindo no simples passeio e na visita ao património», referem.

As redes sociais são o principal meio onde os espetadores encontram informação sobre os festivais de interesse.

As empresas de telecomunicações Optimus, Vodafone e Meo, que investem nos festivais de verão, são as marcas mais recordadas pelos festivaleiros.

Este foi o primeiro estudo que a organização do Talkfest realizou e que pretende que seja anual.

O Talkfest é uma iniciativa do Instituto Superior de Economia e Gestão.