A eurodeputada do PS Ana Gomes, que continuará a desempenhar iguais funções na próxima legislatura, disse este domingo que «têm de ser tiradas conclusões» dos resultados desta noite que, diz, representam uma «derrota clara» do atual Governo.

A maioria dos portugueses que votou disse «que não quer mais estas políticas», sublinhou Ana Gomes, número seis da lista do PS ao Parlamento Europeu.

A socialista falava aos jornalistas no Hotel Altis, em Lisboa, onde o PS está reunido, como habitual, para seguir a noite eleitoral.

De acordo com as projeções, o PS venceu as eleições para o Parlamento Europeu e a coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) ficou em segundo lugar, mas a surpresa da noite eleitoral deverá ser a eleição de Marinho e Pinto pelo MPT, indicam as projeções televisivas.

Segundo as projeções, o PS ganhou as eleições europeias, com intervalos que variam entre os 30 e 34% dos votos segundo a RTP, entre 32 e 37% segundo a CMTV/Aximage, e entre 33,1 e 36,3%, indicou a SIC (Eurosondagem).

As projeções das três televisões (a TVI não divulgou qualquer projeção) dão à coligação Aliança Portugal resultados que variam entre um mínimo de 25 e um máximo de 30%.