O primeiro sistema de bicicletas elétricas partilhadas nos Estados Unidos, o “Zyp BikeShare”, vai ser equipado com tecnologia portuguesa. O sistema foi lançado pela empresa Bewegen esta semana em Birmingham, Alabama.

A tecnologia portuguesa incorporada permite a localização de cada bicicleta em tempo real e foi fornecida pela Bikeemotion, criada em consórcio por empresas tecnológicas e pela Universidade de Aveiro.

A solução tecnológica adotada, totalmente desenvolvida em Portugal, permite a cada bicicleta comunicar com a central e informar a sua localização em tempo real, tendo como principal objetivo dar flexibilidade aos utilizadores de bicicletas partilhadas para que possam deixar as bicicletas onde desejarem.

A solução agora integrada no sistema da Bewegen foi desenvolvida nos últimos quatro anos por um consórcio formado por quatro entidades: Micro I/O, empresa de produtos e soluções eletrónicas, Grupo Maisis, fornecedores de Sistemas de Informação, Ubiwhere, empresa de 'software' e I&D e a Universidade de Aveiro.

As empresas juntaram-se para criar a solução mais inovadora de partilha de veículos e que já está a ser usada em Birmingham Alabama, devendo ser lançado o primeiro sistema em Portugal na cidade de Lagoa, Algarve, no outono de 2015.