A NASA lançou esta sexta-feira dois astronautas para a Estação Espacial Internacional pelo período de um ano. O lançamento foi feito em Baikonur Cosmodrome, a mais velha e maior plataforma de lançamento, no Cazaquistão.

Scott Kelly e Mikhail Kornienko foram lançados no foguetão Soyuz. Os astronautas vão ficar um ano na Estação Espacial Internacional, o período mais longo de estadia alguma vez realizado. Esta também é a permanência humana mais longa no espaço desde 1994.
 
Scott Kelly tem um irmão gémeo que também é astronauta. Mark, o irmão, vai ficar em terra e vai servir como elemento de comparação no estudo da vida de Scott Kelly na Estação Internacional.

A investigação vai permitir à NASA perceber o impacto da vida espacial no corpo humano. Depois, vai permitir uma melhor preparação do corpo humano em missões de longa duração, cenário que torna mais próxima a exploração de Marte.

Kelly e Kornienko foram lançados com outro astronauta russo, Gennady Padalka, que vai ficar na Estação Espacial por seis meses.

Nas redes sociais, foram partilhados os preparativos e o momento do lançamento.