logotipo tvi24

Prazo para entrega da declaração do Modelo 10 acaba em Fevereiro

DGCI já enviou emails às entidades obrigadas à sua entrega

Por:
   |   2008-01-30 12:46

As entidades devedoras ou pagadoras de rendimentos sujeitos a retenção na fonte estão obrigadas à entrega da declaração de rendimentos e retenções Modelo 10. O prazo termina já no final de Fevereiro do ano seguinte, ao qual respeitam esses mesmos rendimentos.

«A entrega atempada desta declaração e a fiabilidade dos respectivos dados são fundamentais para que a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) possa proceder ao pré-preenchimento da declaração de rendimentos Modelo 3 do IRS o qual, será alargado e passará a incluir as contribuições obrigatórias para os regimes de protecção social», refere uma nota do Ministério das Finanças enviada às redacções.

A mesma nota refere que a falta de entrega da declaração de rendimentos Modelo 10, ou a sua entrega fora do prazo legal vai prejudicar o acesso da Administração Fiscal aos dados necessários para efectuar o pré-preenchimento das declarações de rendimentos dos contribuintes e que por isso, «a DGCI já enviou emails às entidades obrigadas à sua entrega».

Entregues mais de 550 mil declarações Modelo 10 em 2007

Recorde-se que o ano passado, foram entregues 550.242 declarações Modelo 10 relativas aos rendimentos relativos ao ano de 2006, das quais 29.716 (cerca de 5,4% do total) foram entregues após o prazo legal para a entrega.

No âmbito dos procedimentos de controlo entretanto realizados foram ainda detectadas 22.001 entidades que, estando obrigadas à entrega desta declaração, não cumpriram essa obrigação.

Em consequência, no início de Fevereiro a DGCI irá proceder à instauração dos processos de contra-ordenação pela falta de entrega ou entrega fora do prazo desta declaração relativa aos rendimentos de 2006 e à subsequente aplicação de coimas.

O Ministério das Finanças e da Administração Pública alerta desta forma os contribuintes «que estejam obrigados a entregar a declaração de rendimentos e retenções Modelo

10, para que o façam dentro do prazo legalmente estabelecido, contribuindo para o bom funcionamento do sistema de pré-preenchimento das declarações Modelo 3 do

IRS», evitando os custos da penalização associada ao incumprimento da obrigação.

Partilhar
EM BAIXO: Inquérito: Sector Público funciona pior que privado
Inquérito: Sector Público funciona pior que privado

EM MANCHETE
«A campeã das políticas do Eurogrupo»
Santos Silva fala da escolha de Maria Luis Albuquerque para próxima Comissária Europeia
«Estamos tão dependentes da troika como estávamos»
PS: mais de 21mil simpatizantes já se inscreveram online