A Apple tornou-se esta quinta-feira a primeira empresa privada norte-americana a alcançar uma capitalização de mercado de um bilião de dólares (cerca de 856 mil milhões de euros), quando as ações do grupo tecnológico atingiram o valor de 207,05 dólares no mercado bolsista de Wall Street.

Com  capitalização conseguida, a empresa fundada por Steve Jobs atingiu um valor que equivale a mais de quatro vezes o Produto Interno Bruto português em 2017, cifrado em 193 mil milhões de euros.

A empresa viu o seu valor aumentar quase 6% na quarta-feira e, hoje, cerca das 15h30, os títulos ultrapassavam ligeiramente a barreira de 207,05 dólares por ação (mais 2,4%), levando a Apple a passar à frente de outros gigantes tecnológicos como a Amazon, a Alphabet (controladora do Google) e a Microsoft.

O grupo informático Apple anunciou terça-feira, já após o encerramento do mercado, que o seu lucro trimestral subiu mais de 30% para 11,5 mil milhões de dólares, sobretudo graças ao aumento do preço de venda dos iPhone.