A TAP cancelou dois voos para Paris que se realizavam na terça-feira, no seguimento do apelo das autoridades da aviação francesa às companhias aéreas para anularem 20% dos voos previstos, devido à greve dos controladores aéreos.

Fonte oficial da TAP disse à Lusa que a transportadora nacional anulou dois voos (quatro ligações) de Lisboa e do Porto para a capital francesa, tendo todos os passageiros com reserva nos voos cancelados sido reacomodados em outros voos da companhia.

Nos restantes destinos da TAP em França, a operação fica inalterada, podendo ainda assim ocorrer alguns atrasos, devido ao congestionamento do espaço aéreo, adiantou a mesma fonte.

A Direção-Geral de Aviação Civil francesa indicou em comunicado que são esperadas "perturbações em todo o território" devido à greve convocada pelos dois principais sindicatos de controladores aéreos, que representam 70% do total de profissionais.

O organismo pediu aos passageiros para contactarem as companhias no sentido de se informarem da situação dos voos.

Os controladores não querem perder regalias salariais e denunciam ainda que nos últimos 10 anos foram suprimidos mil postos de trabalho destes profissionais.

Para terça-feira estão previstas em França outras paralisações convocadas por sindicatos de professores e por taxistas.