O presidente executivo do Santander Totta afirmou que a entrada de um outro banco espanhol no mercado português, o Bankinter, "é o início de uma consolidação" do sistema bancário nacional.

António Vieira Monteiro, que falava aos jornalistas na apresentação dos resultados do terceiro trimestre do banco, disse que "o sistema bancário português vai passar por uma reestruturação e a vinda do Bankinter para Portugal é o início disso".

No entanto, o presidente do Santander Totta sublinhou não recear a concorrência do Bankinter porque, segundo sabe, o banco espanhol que comprou a carteira do Barclays vai apostar nos clientes 'premium' e nas grandes empresas.

O Bankinter anunciou no início de setembro ter chegado a acordo para comprar os ativos do Barclays em Portugal por 100 milhões de euros.

O Santander Totta anunciou hoje que aumentou os lucros em 48,7% para os 176,7 milhões de euros no terceiro trimestre, em comparação com igual período do ano passado.

A margem financeira cresceu 3,3%, passando dos 404 milhões de euros no terceiro trimestre do ano passado para 417,5 milhões este ano.