O presidente da administração da RTP reúne-se na segunda-feira com os presidentes dos municípios de Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos para discutir a situação do Centro de Produção do Norte e o futuro da empresa pública.

Fonte da estação referiu à Lusa que o encontro de Alberto da Ponte com os autarcas vai realizar-se ao final da manhã.

Os municípios tinham já divulgado à comunicação social que os três autarcas agendaram para segunda-feira às 12:00, nas instalações da RTP em Gaia, a assinatura de uma declaração comum com vista à valorização do Centro de Produção do Norte e que vai incluir medidas para «reforçar e dignificar» a sua atividade.

Eduardo Vítor Rodrigues (Gaia), Rui Moreira (Porto) e Guilherme Pinto (Matosinhos) entendem que a estação pública tem vindo a tomar medidas «centralistas» que prejudicam o Norte e o Centro, quando é obrigada a «garantir a diversidade regional e produção independente».

Na sexta-feira, os autarcas assinaram uma carta de compromisso de constituição da Frente Atlântica, documento que visa afirmar-se como «ferramenta transmunicipal para implementar uma estratégia de políticas territoriais».