O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) anunciou esta quarta-feira ter chegado a acordo com a CP e com a CP Carga sobre várias questões laborais que estavam a ser negociadas, como o pagamento do trabalho nos feriados.

Com o acordo hoje assinado, o SNTSF suspendeu o pré-aviso de greve apresentado a 03 de julho.

O SNTSF destaca, num comunicado, que «foi dado mais um passo no seguimento do acordo firmado a 22 de março» passado e que, não sendo esta «ainda a resolução final nem a reposição do AE [Acordo de Empresa], significa um importante avanço que só tem sido possível com a unidade dos trabalhadores».

Em causa estão matérias específicas da CP Carga, como as concessões de viagens na CP aos trabalhadores desta empresa, normas relativas às tripulações e manobras e o exercício de funções de categoria diferente, por exemplo, bem como o pagamento do trabalho em dia de descanso semanal para os trabalhadores das duas empresas.

A prestação de serviço em dia de descanso semanal dará direito a gozar uma folga, bem como ao pagamento do valor da retribuição/hora acrescido de 50% por cada hora ou fração de trabalho prestado, no mínimo de oito horas.

Se o tempo de serviço exceder o período normal de trabalho, essa retribuição será acrescida de 50%.