A conferência que o Banco Central Europeu (BCE) vai realizar em Sintra este mês vai trazer a Portugal Mario Draghi, Christine Lagarde e Durão Barroso.

O primeiro fórum do BCE sobre bancos centrais arranca ao fim da tarde de 25 de maio, domingo, com uma receção de abertura a cargo do presidente do BCE, Mario Draghi, seguida de jantar em que haverá uma intervenção da diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

No dia seguinte, segunda-feira, haverá várias sessões, com responsáveis do BCE, como o vice-presidente Vítor Constâncio, assim como o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem. Estarão ainda presentes académicos e o governador do Banco Central da Turquia, Erdem Başçı.

Por fim, na terça-feira, continuam os debates com personalidades como Peter Praet, membro da comissão executiva do BCE, o prémio Nobel da economia Paul Krugman, o historiador britanico Niall Ferguson, e o governardor do Banco Central do México, Agustín Carstens.

Este fórum do BCE, intitulado «Política Monetária num contexto financeiro em evolução» realiza-se num hotel em Sintra, junto a Lisboa, entre 25 e 27 de maio, e contará com cerca de 150 participantes.

Este evento assemelha-se à conferência que todos os anos reúne responsáveis dos principais bancos centrais mundiais em Jackson Hole, no Estado norte-americano de Wyoming.