O novo presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES), Vítor Bento, escreveu esta segunda-feira uma carta aos clientes, apelando à sua confiança e assegurando que a equipa de gestão que lidera está a abrir um «novo capítulo» na vida do banco.

«A equipa de gestão que lidero desde 14 de julho está já a trabalhar com todo o empenho para reconquistar a confiança dos mercados, gerando benefícios sustentáveis e abrindo caminho a um novo capítulo do banco», realçou o responsável, que substituiu o líder histórico do BES, Ricardo Salgado, há uma semana.

Cavaco diz que portugueses podem confiar no BES

Vítor Bento sublinhou que «os clientes são a razão de ser do BES» e que «a sua confiança é a base de todo o valor» que o banco gera.

E reforçou: «Ao tomar posse como presidente da comissão executiva sinto, com orgulho e responsabilidade, o peso da valorosa confiança que em nós está depositada».

O gestor vincou que o BES «é uma instituição assente na economia real», que conta com «um passado histórico» e que é «um pilar» da economia portuguesa, das empresas e dos cidadãos. «E irá continuar a sê-lo», garantiu Vítor Bento.

«Estou certo que, com a sua fidelidade e a de todos os outros clientes - pela qual estamos tão gratos - faremos com que o banco continue a ser a referência que sempre tem sido», acrescentou.

E concluiu: «A sua confiança é a nossa força».

Refira-se que, na semana passada, apenas um dia depois de ter assumido o cargo de presidente executivo do BES, Vítor Bento também escreveu uma carta aos trabalhadores do banco, na qual revelou que a sua prioridade, nesta fase, «consiste em reconquistar a confiança dos mercados» e colocar «fim à especulação» em torno da entidade financeira.