Os acionistas da Media Capital aprovaram, esta quinta-feira, a entrada do antigo ministro da Economia António Pires de Lima e da presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, no Conselho de Administração da dona da TVI.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Media Capital adianta que os acionistas, reunidos em assembleia-geral, aprovaram os nomes de Pires de Lima e Pilar de Rio como membros independentes e não executivos da empresa.

Miguel Pais do Amaral foi reconduzido presidente do Conselho de Administração da Media Capital, órgão composto por sete membros efetivos, que além do antigo ministro da Economia e da presidente da Fundação José Saramago, inclui ainda Rosa Cullell, Manuel Polanco Moreno, Agnés Borel e José Sáinz Diaz. Pires de Lima foi ainda designado presidente da Comissão de Auditoria.

Após a assembleia-geral, o Conselho de Administração da Media Capital reuniu-se e reconduziu Rosa Cullell como administradora-delegada da empresa. Na reunião magna, os acionistas da dona da TVI aprovaram ainda a aplicação dos resultados relativos a 2015 da seguinte forma: "transferir para reservas legais o montante de 773.500,96 euros, correspondente a 5% do resultado líquido individual do exercício" e "distribuir a título de dividendo 93% do resultado líquido consolidado" no exercício.

Ou seja, "um dividendo bruto por ação de 0,1900 no montante total de 16.057.504,20 euros, proveniente do resultado líquido individual apurado no exercício e reservas livres passíveis de distribuição"