O Porto foi eleito esta quinta-feira Melhor Destino Europeu 2014, entre outras 19 cidades a concurso, realizado no âmbito de uma competição destinada a escolher os melhores destinos na Europa.

De acordo com a página na internet da Best European Destinations, o Porto venceu esta corrida com 14,8% dos votos.

Zagreb, Viena, Nicosia, Budapeste, a ilha da Madeira, Milão, Madrid, Berlim e Roma foram outras cidades que ficaram entre os dez melhores destinos.

A eleição decorreu online durante as últimas três semanas, sendo que a cidade do Porto já tinha vencido este título em 2012.

As regras do concurso não permitiram que a cidade concorresse ao galardão em 2013 (os vencedores do ano anterior não podem voltar a concorrer no ano imediatamente a seguir), mas a Câmara, através do Departamento Municipal de Turismo, voltou a candidatar-se ao prémio e tinha sido integrada no top 20 dos destinos a concurso.

O Porto fica a partir de hoje em destaque naquela que é considerada a maior página da internet do Turismo da Europa (www.europeanbestdestinagions.org), que tem por objetivo o desenvolvimento e a promoção da cultura e do turismo europeus, da sua riqueza, diversidade e qualidade.

Aquando da nomeação para o top 20, a Câmara do Porto e o Departamento de Turismo afirmaram que esta representava «uma grande responsabilidade», até porque em 2012 a cidade já tinha sido escolhida.

«O facto de o Porto voltar a ser selecionado reflete bem a sua notoriedade, atratividade e excelência enquanto destino turístico, assim como o dinamismo deste setor de atividade com o maior potencial de crescimento e que mais contribui para o crescimento do PIB nacional», salientou a autarquia na ocasião.

No ano passado o título foi atribuído a Istambul, sendo que Lisboa recebeu este galardão em 2010.