De acordo com os últimos dados recolhidos pela eDreams, durante o período que antecede a época de Natal, é possível observar que os utilizadores portugueses preferem realizar as férias de Natal fora de Portugal.

Segundo o comunicado, França e Reino Unido são os destinos mais procurados para passar a quadra natalícia com cerca de 40% das reservas efetuadas. Portugal, enquanto destino de eleição para os portugueses, cai cerca de 5% nas taxas de reserva relativamente ao mesmo período em 2012, onde registava uma taxa de reservas na ordem dos 11%.

Segundo os dados recolhidos pela agência de viagens online eDreams para o período entre 20 de dezembro de 2013 e 2 de janeiro de 2014, os portugueses optam por passar esta altura do ano fora do seu país, sendo que a novidade relativamente ao período homólogo do ano anterior é a Suíça ter substituído Espanha na lista de destinos mais procurados.

No ranking das cidades mais procuradas, Paris e Londres continuam a ocupar o primeiro e segundo lugar da lista, respetivamente. Na lista das 10 cidades mais pesquisadas destaque para a cidade do Funchal que continua a ser uma aposta contínua dos portugueses, e para as cidades de Genebra e Zurique que mostram ser uma nova e forte aposta para este Natal, surgindo em terceiro e sétimo lugar do ranking disponibilizado.

Este ano repete-se a mesma tendência de 2012: os portugueses reservam os voos para a época de Natal com poucas semanas de antecedência. Em relação à duração das estadias é visível um aumento dos dias que os portugueses escolhem ficar nos destinos escolhidos relativamente a 2012. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que a maioria dos portugueses optava por não prolongar as viagens por mais de cinco dias, em 2013 o cenário é outro e existe uma tendência para prolongar as estadias até sete dias dias.