Depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) ter trocado, pela segunda vez, o líder da missão que integra a troika em Portugal, é agora a vez de a Comissão Europeia fazer o mesmo. John Berrigan é o novo homem forte de Bruxelas na equipa internacional que acompanha o nosso país.

Berrigan é diretor para Estabilidade Financeira e Assuntos Monetários da Direção-Geral de Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia e substitui Juergen Kroeger.

O irlandês está na Comissão Europeia desde meados da década de 1980, quando tinha a seu cargo a monitorização de países, questões de política cambial e a preparação técnica para o euro e a integração dos mercados financeiros.

Mais recentemente, o responsável esteve envolvido nas ações políticas para preservar a estabilidade financeira na área do euro.

No início da semana, o FMI anunciou também a substituição de Abebe Selassie à frente da missão que integrava a troika para Portugal, pelo indiano Subir Lall.

Selassie tinha já sido destacado para o lugar em substituição de Poul Thomsen, o responsável inicial do Fundo na equipa.