O Ministério da Economia destacou esta quarta-feira o crescimento do transporte aéreo em Portugal e disse que o aumento das viagens no Aeroporto de Lisboa demonstra a “eficácia do plano de expansão efetuado na Portela nos últimos anos”.

“Este crescimento evidencia positivamente a estratégia do Governo na aposta e valorização do ativo Portela em detrimento da opção pela sua desativação e construção de um novo aeroporto a muitos quilómetros de distância ao centro de Lisboa", refere o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, num comunicado hoje divulgado.


De acordo com dados do Eurostat hoje divulgados, em 2014 viajaram de avião em Portugal 32,558 milhões de passageiros, uma subida de 9,6% face a 2013 e acima da média da União Europeia (4,4%).

O gabinete liderado por Pires de Lima sublinhou em específico os dados do Aeroporto da Portela, em Lisboa, e disse que o facto de este ser "o 22.º com mais movimento de passageiros da União Europeia" comprova a "eficácia do plano de expansão efectuado nos últimos anos".

Por fim, o Minitério da Economia fez ainda contas desde 2011, quando começou o processo de privatização ANA-Aeroportos, para sublinhar que, desde então, "o aumento acumulado de passageiros é de 26,5%”.