A Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a instalação no concelho de duas novas fábricas, num investimento privado de oito milhões de euros que vai criar, numa primeira fase, 80 postos de trabalho.

Segundo a autarquia, citada pela Lusa, trata-se de investidores nacionais que pretendem instalar no concelho duas fábricas, das áreas da metalomecânica e das energias renováveis, as quais vão trabalhar «quase em exclusividade para a exportação».

«São processos de negociação que estão em fase muito adiantada. Ainda durante o mês de outubro esperamos concretizar a fixação no concelho destes dois investimentos», disse a mesma fonte.

Uma destas fábricas será instalada no Parque Empresarial de Lanheses, estando a autarquia ainda a negociar os terrenos necessários para a segunda fábrica entre as duas zonas empresariais, tuteladas pelo município, do concelho.

Numa primeira fase, estas duas unidades criarão 80 postos de trabalho, número que a autarquia prevê venha a aumentar posteriormente.