O INE divulga esta quarta-feira a taxa de desemprego do quarto trimestre de 2014 e do conjunto do ano passado, sendo que a primeira terá aumentado ligeiramente, sem comprometer a queda superior da taxa anual, anteciparam economistas contactados pela Lusa.

De acordo com economistas contactados pela agência Lusa, a taxa de desemprego deverá ter subido de 13,1% verificada no terceiro trimestre de 2014 para 13,4% ou 13,5% no quarto trimestre, aumento que a economista-chefe do BPI, Paula Carvalho, justificou com «fatores sazonais».

Os departamentos de estudos do BPI e do Montepio, bem como o Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica, estimam que a taxa de desemprego no ano passado tenha caído para 13,9%, contra os 16,3% verificados no conjunto de 2013.

Caso esta «diminuição intensa», como descreveu o economista do Montepio José Miguel Moreira, se confirme, a taxa de desemprego de 2014 terá ficado 0,3 pontos percentuais abaixo da estimativa do Governo, de 14,2%, segundo o Orçamento de Estado de 2015.