Uma semana numa incubadora de empresas no Dubai (Emirados Árabes Unidos) é o principal prémio em disputa num concurso de ideias de negócios promovido pelo Sines Tecnopolo, que procura projetos, em qualquer área, que sejam «socialmente responsáveis».

Segundo a entidade organizadora, sediada em Sines, no distrito de Setúbal, «são válidos todos os projetos, exequíveis, que considerem e evidenciem novas ou melhores respostas para a sustentabilidade social e ambiental».

Cabem nesta descrição vários tipos de propostas, desde «processos que possam minimizar desperdícios de produção», até «sistemas de trocas de produtos usados, hortas urbanas e berçários de plantas nativas», explicou hoje à agência Lusa a responsável pela iniciativa, Susana Coelho.

«Uma metodologia a implementar nas intervenções com determinados grupos sociais», um jogo eletrónico ou um sítio na Internet que tenham «uma vertente pedagógica» sobre as temáticas da sustentabilidade, podem também ser considerados elegíveis, a par de projetos naturalmente associados à economia verde, como as energias renováveis, indicou.

O vencedor do concurso terá a oportunidade de passar uma semana no Dubai, que, de acordo com Susana Coelho, é «um mercado cujas estratégias de investimento estão, neste momento, totalmente comprometidas com a promessa de o tornar um inesperado modelo nas práticas para uma economia verde».

«Para um empreendedor com um projeto desta natureza, pode ser uma oportunidade única», frisou a responsável do Sines Tecnopolo, entidade cuja atuação passa pela incubação de empresas, consultadoria e prestação de formação, entre outras atividades.

Podem candidatar-se empreendedores em nome individual, equipas até cinco elementos e entidades privadas que tenham iniciado atividade há menos de quatro meses, «provenientes de todos os cantos do país».

Os concorrentes terão de ultrapassar três fases de seleção, sendo que três finalistas disputam o primeiro lugar num evento no dia 16 de abril, em Sines.

A fase de candidaturas à terceira edição do concurso de ideias, CriAtividade 2015, termina no dia 06 de março.

No ano passado, a iniciativa recebeu 42 candidaturas, distribuídas por duas categorias, cujos vencedores foram um equipamento para filtragem de microplásticos existentes nos oceanos, instalado em embarcações, e um projeto que visa a transformação das escórias resultantes da incineração do lixo urbano em matéria-prima para as indústrias da cerâmica e do vidro.

O Sines Tecnopolo é uma associação que se iniciou em Sines, no litoral alentejano, em 2007, com o município, os institutos politécnicos de Beja e de Setúbal e as universidades de Évora e do Algarve, e à qual se têm vindo a juntar outras entidades, como a Galp Energia.