“Não há impossíveis” disse António Costa, que chamou o Governo em peso para assistir ao lançamento do novo Simplex, o 2016.

E porque uma imagem vale mais que mil palavras, podia ter sido escolhido um “porco a andar de bicicleta” ou uma “galinha com dentes”. Mas não. O primeiro-ministro quis presentear a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, como uma "vaca voadora". Um ato simbólico para mostrar que, pelo menos no que toca ao programa Simplex, tudo é possível graça à sua ministra.

O gesto deu que falar e, sabe-se agora, que tal simbolismo custou 44,85 dólares, cerca de 40 euros. Pelo menos é esse o preço a que o dito objeto – uma Westminster 0432 Flying Cow - se encontra à venda na Amazon, basta ir a www.amazon.com.

O programa Simplex 2016 foi apresentado no passado dia 19 de Maio. O objetivo é continuar a agilizar a Função Pública e facilitar a vida dos cidadãos e empresas. A criação do boletim de vacinas eletrónico, a regularização da carta de condução sem sair de casa e a entrega automática do IRS para trabalhadores dependentes, pensionistas e reformados são apenas algumas das medidas deste novo Simplex.

Dez anos depois do lançamento do programa de simplificação administrativa e legislativa, a ministra da tutela recordou o momento para dizer que “o impossível se tornou possível”. Naquele mês, a 12 de Dezembro de 2005, tudo começou com “uma carta” que “o então ministro responsável pela modernização administrativa, António Costa, enviou aos colegas do governo”, lembrou ainda a atual ministra.