"Daqui a 5 anos é mais provável ter connosco o telemóvel que a carteira". É a evolução dos tempos e é esse o argumento que dá a cara a uma das 10 ideias selecionadas na primeira fase do concurso Startup Simplex que vai integrar três delas no Programa Simplex 2016, que será apresentado ainda este mês de maio.

De que ideia falamos então? Passar a ter documentos eletrónicos em vez de andarem a fazer peso na carteira. Que documentos? Provavelmente aqueles em que está a pensar, os mais óbvios: cartão de cidadão e carta de condução.

Pretende-se que seja possível carregar os dados de ambos os documentos numa aplicação, de forma "segura", com a introdução do código PIN do cartão de cidadão. 

"Fica possível a apresentação do Cartão de Cidadão e Carta de Condução no smartphone, em bancos, Instituições Públicas e forças de segurança"

E se, por exemplo, pudesse ter uma espécie de carteira digital, com os pagamentos ao Estado, notificações de multas e faturas? É outras das ideias em cima da mesa do júri, que deverá incluir responsáveis da Administração e responsáveis empresariais, tais como fundadores de startups e responsáveis de incubadoras de empresas.

Mas ainda há outras oito pré-selecionadas, de um conjunto de dezenas e dezenas de sugestões, pela equipa do Ministério da Modernização Administrativa.

O Governo andou pelo país na "Volta Nacional Simplex", que arrancou em janeiro em todas as capitais de distrito. Sabemos que há queixas de sobra sobre a complexidade que os cidadãos encontram quando recorrem a serviços públicos e, no âmbito do Startup Simplex propriamente dito, surgiram vários conceitos inovadores para simplificar esta difícil relação entre os cidadãos e a Administração Públicas. 

Consulte nesta tabela as 10 ideias selecionadas. Só três serão efetivamente no programa Simplex 2016, que será apresentado a 20 de maio. Promessa da ministra Maria Manuel Leitão Marques e da sua secretária de Estado Graça Fonseca.

Parlamento do Cidadão  Portal em que os cidadãos podem votar sobre assuntos em debate no Parlamento. Uma semana antes de um assunto ir a debate, é iniciada uma votação online. Os resultados da votação serão entregues aos deputados, de forma que estes possam ter uma ideia sobre a posição dos cidadãos em relação a esse assunto. Os deputados podem assim basear as suas decisões nesta informação.
pOw | Paga ao Estado É uma carteira digital que substitui o dinheiro-vivo. Permite a qualquer pessoa receber as notificações de pagamento, multas e faturas pelo telemóvel, e pagar logo, calendarizar o pagamento ou criar alerta. Diminui em 75% os custos do governo com este processo. Grátis, fácil e imediato, dizem os criadores
App FIRERISK Reúne dados abertos de diferentes autoridades públicas, numa única plataforma, sobre incêndios florestais. A sua proposta de valor está ligada à área do risco, ambiente, sustentabilidade e participação do cidadão.
SU-Senha Urgência Controlo/Combate à aglomeração excessiva nas urgências do SNS  O utente dispõe de uma linha gratuita de reencaminhamento automático de acordo com a sua localização (georreferenciação), para a USL mais próxima, com informação do número de utentes, o tempo médio para triagem, e/ou recomendação para a SUB USL com menor afluência, sempre com a possibilidade de marcação de senha
SPICMED Problema de saúde pública As pessoas confundem os medicamentos, provocando problemas de diversa ordem (troca e sobredosagem). Solução: Código pictográfico que segue o código ATC (por razões de segurança e universalidade), recomendado pelas Nações Unidas, ajudando à identificação correta dos medicamentos, que são normalmente identificados pela sua função terapêutica (diabetes, etc).
Projeto direcionado para as explorações de bovinos Desenvolver uma integração que permita que as aplicações de rastreabilidade de bovinos comuniquem directamente e em tempo real com o SNIRA - Sistema Nacional de Informação e Registo Animal. Permite que todas as explorações de bovinos poupem até 36€ por ano, por cabeça em serviços, e à Administração Pública poupar em contratos de controlo sanitário e custos de processo com perdas de papel no sistema atual.
Documentos do cidadão no telemóvel Documento Electrónico com criação de App para Android e IOS. Carrega-se a informação do cartão de cidadão e da carta de condução na App. De forma à operação ser segura para os users é necessária a introdução do código PIN do CC. Disponíveis em smartphone, será possível apresentar os documentos em bancos, instituições públicas e forças de segurança. Daqui a 5 anos é mais provável ter connosco o telemóvel que a carteira, dizem os criadores
SITE - Sistema Integrado do Trabalhador e da Empresa Pretende ser uma fusão entre os diversos Web Sites do Estado Português para questões laborais e, ao mesmo tempo, uma forma de ter um CV online para quem procura emprego e um CV da Empresa que deseja contratar. CV's esses que terão informação fidedigna e que pode ser usada para a erradicação do trabalho precário e/ou ilegal, alegam os criadores
Serviço para calcular os custos dos serviços públicos Os proponentes desta ideia já têm um protótipo, desenvolvido numa tese de mestrado, que foi demonstrado e avaliado na prática. O objetivo é implementar um piloto para um serviço público utilizado por milhões de cidadãos, como por exemplo o custo da declaração de IRS.
White label para a Administração Pública  Integrada no projeto Boldplaces, que é uma plataforma de booking de espaços únicos para conceitos inovadores que está a ser desenvolvida na Startup Lisboa e que será lançada ainda em maio. A White Label será uma plataforma de booking de espaços públicos para diferentes fins, promovendo o acesso a cidadãos com ideias, marcas, empresas e associações culturais.

Se estiver curioso(a), consulte aqui as ideias não selecionadas e aquelas que foram mesmo excluídas.