A partir desta segunda-feira vai poder saber quantas pessoas estão na fila de espera e qual a senha que está a ser atendida em vários locais de atendimento da administração pública.

O Mapa do Cidadão é uma aplicação para computadores, tablets e smartphones, lançada esta segunda-feira pelo Governo. É gratuita e está já disponível para iOS, Google Play e Windows.

Hospitais, esquadras, repartições de Finanças, da Segurança Social, Lojas e Espaços do Cidadão são algumas das localizações às quais poderá aceder via internet. Poderá ainda consultar os serviços disponíveis em cada balcão e qual a senha que está a ser atendida.  A informação disponibilizada em tempo real sobre as senhas de atendimento nos diversos serviços é baseada no Sistema Integrado de Gestão de Atendimento (SIGA), utilizado pelas Lojas do Cidadão.

A aplicação já permite saber, no telemóvel, a localização do serviço mais próximo para pedir o Cartão do Cidadão, com os contactos e o horário de funcionamento, além de conhecer quantas pessoas estão à espera, que senha está a ser chamada e quanto tempo esperou a última pessoa a ser atendida.

É também possível pesquisar por entidades, serviços prestados ou serviços em localizações geográficas, possibilitando a introdução de diferentes filtros, nomeadamente distância e categoria.

partir do início de julho permitirá inclusive obter uma senha de atendimento nas lojas e espaços do Cidadão.

Além dos serviços direcionados para os cidadãos, o novo Portal vai passar a integrar igualmente todos os serviços relacionados com as empresas. 

Num futuro próximo, a aplicação poderá integrar informação do Ministério da Saúde sobre os tempos de espera nas urgências das unidades de saúde.