O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e a ministra do Fomento espanhol, Ana Pastor, anunciaram hoje que vai ser criado um grupo de trabalho conjunto para estudar os projetos transfronteiriços entre os dois países.

Este grupo de trabalho vai coordenar o planeamento de Portugal e de Espanha quanto aos investimentos previstos, no âmbito da rede transeuropeia de transportes, e será composto pelas equipas técnicas dos dois países com responsabilidades nesta área, indicou o secretário de Estado, após uma reunião de trabalho com a ministra espanhola, em Lisboa.

De acordo com Sérgio Monteiro, o objetivo da nova estrutura vai ser também preparar a Cimeira Ibérica que está agendada para junho.

As posições dos dois países quanto ao céu único europeu, que diz respeito ao controlo de tráfego aéreo, e relativamente os projetos de investimento para a economia ligados ao plano de investimento europeu, conhecido como ‘plano Juncker’, foram também abordadas pelos dois governantes.

“Foi decidido que o grupo de trabalho com entidades públicas possa discutir que outros projetos poderão ser apresentados e também que setores de atividade podem ser mais beneficiados [com o 'plano Juncker'], como as comunicações e a energia, do lado português”, adiantou o mesmo responsável.


Para o final de maio, está previsto um novo encontro entre Sérgio Monteiro e Ana Pastor, para preparar a Cimeira Ibérica de junho, já com alguns resultados saídos do grupo de trabalho agora criado.