A seguradora francesa AXA anunciou esta sexta-feira que está a negociar em exclusividade com a sua congénere belga Ageas a transferência de 100% das suas atividades em Portugal por 190,8 milhões de euros.

A negociação refere-se à “totalidade” da AXA Portugal e ao negócio das filiais Companhia de Seguros, AXA Portugal Companhia de Seguros de Vida e AXA Global Direct Seguros e Reseguros.

“A operação valoriza os 100% das operações da AXA em Portugal em 190,8 milhões de euros”, indicou o grupo francês, em comunicado.

A Axa tem cerca de 600 trabalhadores em Portugal, 

O grupo segurador belga Ageas anunciou hoje estar em “negociações exclusivas” para comprar por 190,8 milhões de euros a congénere Axa Portugal.

Em comunicado, a Ageas – que já detém em Portugal o negócio não vida da Ocidental e tem uma parceria com o BCP para a área vida – destaca que a concretização do negócio elevaria o grupo da atual 6.ª para a 2.ª posição no ‘ranking’ das operações não vida em Portugal, com uma quota de mercado de 14,4%.

“Esta aquisição seria um importante marco no desenvolvimento das atividades da Ageas em Portugal e aceleraria uma mudança no ‘mix’ do negócio com o fortalecimento do ramo não vida, em linha com a estratégia da Ageas para crescer mais nesse segmento e, ao mesmo tempo, permitiria o acesso a uma plataforma direta de vendas na Internet”, refere.