A declaração anual de rendimentos dos pensionistas deixará de ser enviada pelo correio. Mas só para aqueles que, nos últimos 24 meses (desde dezembro de 2015) se tenham registado na Segurança Social Direta. Será nessa página da Internet que, a partir de hoje, terão acesso à declaração.

"Nestes casos considera-se que o pensionista consegue aceder aos seus dados da Segurança Social Direta, pelo que pode visualizar e imprimir a sua declaração, se assim o desejar e sempre que quiser", explicou o Ministério da Segurança Social, em resposta à TVI24.

Para os restantes pensionistas, a declaração será enviada por correio, como acontecia até aqui.

O ministério ressalva que, "ainda que a recebam pelo correio este ano", os pensionistas que adiram à Segurança Social Direta a partir de hoje "também terão acesso ,na sua área pessoa,l à sua declaração anual de rendimentos de pensão relativa a 2017". 

Uma vez acedida à Segurança Social Direta, a declaração anual de rendimentos de 2018, a emitir em 2019, já não será enviada por via postal".

Inscrição não é obrigatória, mas "desejável"

A inscrição na Segurança Social Direta "não é obrigatória, mas desejável", recomenda a tutela. Até para maior comodidade dos pensionistas. 

As declarações anuais passam a estar sempre disponíveis para consulta futura, evitando-se a necessidade de deslocação dos cidadãos aos serviços de atendimento para obter uma segunda via".

Outra das vantagens em aceder à Segurança Social Direta é o acesso a "conteúdos específicos" para os pensionistas, que o ministério promete que "serão anunciados assim que estiverem operacionais".

Como aceder à sua declaração de rendimentos

Primeiro que tudo, tem de aceder à página da Internet da Segurança Social Direta.

Caso queira efetuar novo registo na Segurança Social Direta, bastará clicar em:

Depois do registo efetuado, clique em:

  • Pensões
  • Declaração Anual de Rendimentos

Se tiver esquecido ou perdido a sua senha, poderá solicitar uma nova, que chegará à sua caixa de correio em cinco dias.

Veja também: