Se fizermos um inquérito sobre quem gostaria de ser milionário provavelmente a grande maioria dos inquiridos diria que sim.

O que muita gente não acredita é que seja possível atingir esse patamar de riqueza. Mesmo assim, há quem chegue a um rendimento apetecível após anos de investimento, poupança, ou graças uma qualquer herança familiar. Mas há outras formas. O site AOL fez uma pesquisa e assegura que há vários empregos através dos quais também pode chegar lá. Multimilionário (a) talvez não mas a ganhar bem, sim.

Há uns anos em Portugal quando pensávamos em profissões bem remuneradas imaginávamos, engenheiros, médicos, advogados, e um leque de outras tantas. Os tempos mudaram e a crise revelou realidades diferentes mas o AOL diz que há outras carreiras, em que não se pensa à partida, que também podem ser a chave para um pé-de-meia avantajado ou uma remuneração simpática. E algumas nem exigem uma licenciatura.

Segundo este site norte-americano, à imagem da terra do Tio Sam, no topo da lista vem mesmo uma carreira artística, ao jeito de Hollywood.

1-   Ator

Se sempre teve curiosidade mas nunca a coragem para arriscar numa carreira artística, talvez tenha chegado o seu momento. É que, pelo menos do outro lado do Atlântico, há a possibilidade de ganhar mais de 80 de dólares milhões (71,9 milhões de euros) por filme, imagine!

2 - Atleta profissional

Para esta opção pode ser um pouco tarde porque consoante a escolha da modalidade terá que começar em tenra idade. Mas não desanime. Se tem filhos pode pensar em estimular-lhes uma carreira no desporto, caso tenham talento para tal. O AOL diz que a remuneração média anual de um profissional da área pode chegar aos 12,6 milhões de dólares (11,3 milhões euros).

3 - Presidente executivo de uma empresa

Chegar a presidente executivo de uma empresa implica, à partida, formação em gestão, economia ou um derivado, mas dependendo do ramo de atividade poderá ter a hipótese de obter um bom salário. Uma remuneração média que pode chegar aos 745,170 mil dólares (669,7 mil euros) não desprezando, numa larga maioria de casos, o bónus de desempenho, as ações da própria empresa entre outras regalias.

4 - Banqueiro de investimento

Desde o “crash” dos mercados mundiais, em 2008, que a profissão ganhou outro tipo de visibilidade, para o bem e para o mal. Se, por um lado, houve muitos bancos de investimento em rutura devidos a más opções de investimento e previsões pouco ajustadas ao que a realidade viria a ser. Por outro, também é verdade que, desde então, a banca de investimento recuperou e ganhou outro protagonismo no contexto atual dos mercados globais em que a incerteza é mais que muita. Diz o AOL que a remuneração média nesta profissão, para valores norte-americanos, claro, ronda os 294,9 mil dólares (265 mil euros).

5 – Corretor imobiliário

Enquanto não junta dinheiro para comprar a sua primeira casa de sonho tente amealhar vendendo propriedade alheias. Aposte, se possível, em imóveis de valor mais elevado. Em Portugal, o programa vistos gold até lhe pode abrir a porta a um mercado praticamente fechado a compras por parte dos portugueses, com menores rendimento, na sua maioria. Se tiver sucesso consegue comissões elevadas e quanto mais vender mais ganha. Segundo o AOL pode ambicionar chegar a um rendimento médio de 222,375 mil dólares (199,9 mil euros).

6 – Empresário / Empreendedor

Se trabalhar por sua conta pode demorar mais mas também lá chega. Com a taxa de desemprego em níveis elevados, optar por começar o próprio negócio não é má ideia. O projeto certo, no momento certo, talvez faça de si um empresário de sucesso. Não necessariamente ficará rico, pelo menos no imediato, mas qualquer grande projeto começou assim. E depois pode alcançar um retorno médio anual de 171, 61 mil dólares (154,2 mil euros).

7 – Advogado

A advocacia não passa de moda no que toca a uma carteira potencialmente recheada. Se as leis são a sua praia não hesite. Pelos cálculos do AOL pode chegar até um rendimento médio de 155,89 mil dólares (140,1 mil euros).

8 - Controlador aéreo

Considerada uma das profissões de maior stress no mundo, talvez por isso tenha que ser tão bem remunerada, ser controlador de tráfego aéreo permite auferir de um rendimento médio na casa dos 122,95 mil dólares (110,5 mil euros).

9 – Corretor de seguros

A profissão de corretor de seguros pode levá-lo longe, pelo menos nos Estados Unidos, segundo garante o AOL. Este é uma daquelas carreiras que não carece de qualquer formação superior e pode engordar a sua carteira – em matéria de remuneração média - na melódica soma de 105,68 mil dólares (94,9 mil euros).

10 - Contabilista

Voltando à vertente dos números, se forem a sua paixão também pode ter uma oportunidade para se tornar abastado. A contabilidade, sobretudo de clientes com elevado património e/ ou rendimento pode levá-lo longe na carreira, em termos monetários, e conseguir uma remuneração média na casa dos 92,44 mil dólares (83,1 mil euros).

11 - Escritor

Acabando como começámos, se a sua veia for mesmo a artística não pense só no dinheiro. Se se sentir inspirado arrisque na escrita. O mesmo site assegura que o sucesso das suas publicações lhe podem render uma remuneração média de 65,96 mil dólares (59,3 mil euros).