Nova lista: os mais ricos do mundo

Slim continua a liderar e Bill Gates e Warren Buffett completam o pódio

Por:    |   7 de Março de 2012 às 17:58
O pódio dos mais ricos do mundo não traz surpresas em 2011. Segundo a lista elaborada anualmente pela «Forbes», o mexicano Carlos Slim, que chegou a ser acionista da PT, mantém-se como o homem com a maior fortuna do planeta.

Com negócios nas mais variadas áreas, que vão das telecomunicações à construção, a fortuna de Slim está estimada em 69 mil milhões de dólares (52,4 mil milhões de euros).

Seguem-se o fundador da Microsoft, Bill Gates, com uma fortuna de 61 mil milhões de dólares (46,3 mil milhões de euros) e o guru da bolsa, Warren Buffett, da Berkshire Hathaway, com 44 mil milhões de dólares (33,4 mil milhões de euros).

No top 5 da lista estão ainda o francês Bernard Arnault, da LVMH, com 41 mil milhões de dólares (31,1 mil milhões de euros (o mais rico da Europa), e o espanhol Amancio Ortega, o «dono» da Zara, com 37,5 mil milhões de dólares (28,5 mil milhões de euros.

A prestigiada revista norte-americana conta 1.226 milionários a nível mundial, um novo recorde. No seu conjunto, as fortunas destes homens totalizam 4,6 biliões de dólares (face aos 4,5 biliões de 2010). Há 128 estreantes e 17 regressos, graças à inovação, fortes marcas de consumo e recuperação do mercado acionista dos EUA. Pelo contrário, as quedas dos mercados acionistas, sobretudo na China e Rússia, atiraram 117 bilionários para fora do ranking. 12 milionários deixaram de constar da lista, porque morreram entretanto, como é o caso de Steve Jobs, da Apple, substituído pela mulher, Laurene Powell Jobs.

Do total, 460 milionários ficaram ainda mais ricos no ano passado, 441 perderam dinheiro e 180 mantiveram-se firmes.

Li Ka-shing, de Hong Kong, surge na nona posição, como o asiático mais rico. O indiano Lakshmi Mittal foi assim destronado, tendo mesmo registado a maior desvalorização de fortuna da lista: 10,4 mil milhões de dólares, o que o levou a descer para 21ª posição.

Entre as mulheres, a mais rica pelo sétimo ano consecutivo, é Christy Walton, a heideira do império Wal-Mart.

A lista inclui milionários de 58 países, mas os EUA continuam a deter o maior número: 425.
PUB
Partilhar
EM BAIXO: Planeta
Planeta

COMENTÁRIOS

PUB
Um morto em incêndio em fábrica de Paredes

O incêndio que deflagrou este sábado numa fábrica de Rebordosa, em Paredes, causou uma vítima mortal de cerca de 50 anos, que chegou a ser dada como desaparecida nas instalações. O incêndio provocou ainda três feridos ligeiros, com o INEM a indicar que estão a ser assistidos dois no local e o CDOS a referir um total de quatro, sendo três destes feridos civis, «que se sentiram mal», e um bombeiro