O secretário de Estado dos Transportes revelou esta quarta-feira que a comissão de acompanhamento da reprivatização da TAP vai ser liderada pelo economista João Cantiga Esteves e integra ainda José Morais Cabral e Duarte Pitta Ferraz.

Durante o debate das apreciações parlamentares do PS e do PCP sobre o processo de reprivatização da companhia aérea portuguesa, Sérgio Monteiro adiantou que esta comissão tomará posse nos próximos dias e será a mesma que acompanhou o processo de privatização dos CTT.

O secretário de Estado dos Transportes reconheceu ainda que no processo de reprivatização da TAP que não foi concluído, em 2012, o Governo deveria ter «nomeado uma comissão de acompanhamento mais cedo».

João Cantiga Esteves foi administrador de empresas dos setores bancário, telecomunicações, turismo e agropecuário entre 1980 e 2000 e exerce atualmente funções de sócio diretor da empresa de consultoria em mercados financeiros e gestão de riscos Ephi-Ciência Financeira, sendo igualmente professor universitário.

O economista José Morais Cabral foi fundador da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) e membro da sua comissão executiva até 1980, sendo atualmente presidente do Conselho Fiscal da Generis Farmacêutica.

Duarte Pitta Ferraz é licenciado em Direito e doutorado em Business Administration, tendo exercido atividades de direção no Banco Comercial Português, Banco Millenium Angola, SOFID (Sociedade Financeira para o Desenvolvimento), Millenium Bank (Grécia) e Bank Europa (Turquia).