O consumo de energia elétrica manteve a tendência positiva em junho, tendo aumentado 0,7% face ao período homólogo, variação que cai para os 0,4% se corrigida dos efeitos de temperatura e do número de dias úteis, segundo a REN.

De acordo com dados da REN - Redes Energéticas Nacionais, o consumo de energia elétrica aumentou 0,4% no primeiro semestre ou 0,2% se corrigido daqueles efeitos que influenciam o consumo energético.

As energias renováveis abasteceram apenas 44% do consumo em junho, devido às condições meteorológicas menos favoráveis, em particular na produção hidráulica, tendo sido o mês de junho «o mais fraco do ano para as renováveis».

Na energia eólica foram consumidos 682 gigawatts/hora (GWh) em junho, menos 13% do que no mesmo mês de 2013, e na energia hídrica foram consumidos 782 GWh, uma queda de 7% em termos homólogos.

Por oposição, foram consumidos 1.151 GWh de carvão no mês passado, mais 11% do que no mesmo período de 2014, e foram consumidos 524 GWh de gás natural em junho, uma subida de 5% face ao mesmo período de 2013.