logotipo tvi24

QREN: quase mil empresas estão na corrida para apoios

Montante associado às candidaturas para supera os 320 milhões de euros

Por: Redacção    |   2012-05-03 18:45

O concurso lançado no âmbito do QREN para projetos de internacionalização de empresas recebeu quase mil candidaturas, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional.

«No QREN, os concursos de incentivos às empresas encerrados em abril confirmaram-nos a vocação exportadora das nossas empresas e a sua disposição em reforçar a sua presença nos mercados internacionais», disse, citado pela Lusa, Almeida Henriques.

No concurso destinado a apoiar projetos de internacionalização de empresas nacionais, «foram recebidas quase mil candidaturas, com um investimento associado superior a 320 milhões de euros».

«O montante de incentivo do QREN solicitado neste concurso praticamente triplicou face ao orçamento disponibilizado. Estimamos um volume de apoios candidatado superior a 100 milhões de euros».

Almeida Henriques realçou ainda os projetos de «novos exportadores», tendo indicado que «170 empresas querem investir 250 milhões em inovação que as qualifique para iniciarem a sua internacionalização».

Na sua perspetiva, «estes são sinais encorajadores, que atestam a resiliência da força produtiva nacional e a vocação de internacionalização da nossa economia».

O Governo tem «uma política clara» neste campo e definiu «alvos prioritários»: a Europa, «numa ótica de consolidação»; o Mercosul e os Países de Expressão de Língua Portuguesa, «numa ótica de crescimento»; os mercados emergentes e de grande potencial, como a China e a Rússia, «numa ótica de exploração».

Almeida Henriques referiu depois que «a linha PME Crescimento dedica uma terça parte do seu orçamento exclusivamente a empresas exportadoras», ou seja, 500 dos 1.500 milhões de euros.

Recordou que «a linha de seguros de crédito para os países da OCDE com garantia do Estado ascende a 1.000 milhões de euros» e que o Governo reforçou as «linhas OCDE com 400 milhões de euros».

Partilhar
EM BAIXO: António Almeida Henriques (LUSA)
António Almeida Henriques (LUSA)

Skoda Citigo chega a Portugal
Preços arrancam nos 9.545 euros
Veja as capas dos jornais de hoje
Revista de imprensa deste sábado
Governo: áreas-chave que vão criar emprego em 2013
Ministério da Economia aponta 14 setores que estarão em destaque durante este ano «particularmente difícil»
EM MANCHETE
Deu mais Bayern
Equipa de Munique venceu Dortmund por 2-1 na final da Liga dos Campeões em Wembley
«Renegociar défice de 4 para 4,5% pode não ser suficiente»
Mota Soares está «convicto» que TSU dos pensionistas não avança
PUB