O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, elegeu o crescimento económico e a criação de emprego como as prioridades da presidência russa do G20, durante uma reunião dos ministros do Trabalho, em Moscovo.

«A Rússia definiu como objetivo principal da sua presidência do G20 a estimulação do crescimento económico e a criação de postos de emprego», disse o chefe do Kremlin durante a reunião, salientando que estas tarefas são «prioritárias para o desenvolvimento da sociedade moderna», e aproveitando para recordar que, de acordo com números da Organização Internacional do Trabalho, há 200 milhões de desempregados.

«Para cumprir com eficácia essas tarefas, necessitamos de um enfoque sistemático que leve em conta as condições sociais, financeiras e económicas», acrescentou o Presidente russo, para quem «qualquer estratégia de fomento da economia é irrealizável se não aplicar uma política adequada de desenvolvimento do capital humano».

De acordo com a agência EFE, os ministros analisaram as perspetivas laborais e algumas medidas para criar emprego no atual contexto de crise económica.