A consultora KPMG é a nova auditora externa da PT SGPS. A substituição da Deloitte foi esta quinta-feira anunciada pela empresa portuguesa, noticia a Lusa.

A PT SGPS esclarece, em comunicado à CMVM que, «por carta de 18 de dezembro de 2014, a Deloitte & Associados apresentou o seu pedido de renúncia às funções de auditor externo da sociedade, relativamente ao exercício de 2014.»

O grupo brasileiro Oi tomou a decisão de nomear outro auditor para «a PT Portugal e suas participadas portuguesas relevantes», em outubro do ano passado.

Depois disto, a Deloitte anunciou que «passou a auditar diretamente uma ínfima parte dos ativos e dos proveitos consolidados da PT SGPS, pelo que entendeu não dispor de condições técnicas para continuar a assumir a responsabilidade pela certificação das contas consolidadas da PT SGPS do exercício de 2014.»

A Portugal Telecom referiu que «a comissão de auditoria convidou a KPMG & Associados, atuais auditores externos da PT Portugal e suas participadas portuguesas relevantes e, através da respetiva rede, também do grupo Oi, a apresentar uma proposta de auditoria integrada das demonstrações financeiras da PT SGPS».

O documento foi enviado a 5 de janeiro deste ano e dois dias depois foi aprovado. A decisão foi «comunicada ao Conselho de Administração» a 7 de janeiro, informa o grupo português.

No comunicado, a PT SGPS revela que a KPMG foi hoje comunicada da concessão dos trabalhos de auditoria integrada, «cessando, assim, hoje, as funções de auditor externo da PT SGPS por parte da Deloitte.»