A Euronext Lisboa foi uma das bolsas europeias que mais subiu na sessão desta quarta-feira, com o índice PSI20 a ganhar 2,35%.

O grande destaque vai para a Galp Energia, que disparou 4,78%, para 10,950 euros. As ações da Galp recuperaram completamente as perdas das últimas duas semanas.

A Jerónimo Martins também recuperou de perdas recentes, com as ações a subirem 2,9%, para 12,250 euros.

Outro dos destaques vai para o Millennium BCP, que subiu 2,72%, para 0,0869 euros, num dia em que a agência Reuters noticiou que o espanhol Banco Popular fez uma oferta não vinculativa pelo Activo Bank, a instituição do BCP que atua na banca eletrónica.

Ainda na banca, destaque para nova recuperação do BPI, que ganhou 1,1%, pra 1,379 euros, afastando-se do preço de 1,329 euros por ação que é oferecido pelo Caixabank na Oferta Pública de Aquisição sobre os cerca de 56% do capital do BPI que não é controlado pelo banco espanhol.

Outras notas de destaque para os CTT (subida de 3,48%, para 9,564 euros) e para a Altri (subida de 2,82%, para 3,570 euros).

Lisboa acompanhou a forte valorização da maioria das bolsas europeias, com diversos investidores a considerarem que a correção recente das bolsas terá ido longe demais.

As perspetivas de recuperação da taxa de inflação na Zona Euro também animou as bolsas, que não foram afetadas pelo impasse que se mantém em torno da Grécia.