O Governo recebeu, até agora, 1.400 contributos para o Simplex 2016. A secretária de Estado adjunta e da Modernização Administrativa fez o ponto da situação à agência Lusa, dando conta de um balanço "bastante positivo" dos encontros da Volta Nacional Simplex, isto depois do último encontro, o 18º, em Lisboa. 

Graça Fonseca indicou ainda que no início de abril irá reunir-se com cidadãos e empresários dos Açores e da Madeira para ouvir os problemas que os utentes daquelas duas regiões enfrentam na relação com a Administração Pública. Recorde-se que a Volta Nacional Simplex arrancou a 18 de janeiro, em Viseu.

"Até agora temos cerca de 1.400 contributos que nos têm chegado através do 'site' Simplex", avançou a governante, sublinhando que até final do mês ainda vão estar a recolher sugestões para o Simplex 2016, que será apresentado em maio. "Enviámos uma carta a todos os funcionários do Estado a convidar a identificar problemas e a dar contributos", acrescentou ainda.

"Temos recebido centenas de respostas dos funcionários públicos" e "pelo menos duas das medidas que já estão identificadas e vão constar do Simplex vêm de vários" trabalhadores da Administração Pública.

Graça Fonseca defendeu a importância do contributo dos funcionários públicos no processo de simplificação administrativa já que "são as pessoas que estão na primeira linha do atendimento aos cidadãos e empresários" e, por isso, "identificam quais os principais bloqueios do ponto de vista do exercício da sua atividade".

A governante destacou o "número de pessoas que estiveram nos encontros ao longo do país, cerca de 1.200 pessoas, sempre muito participativas" e a importância da informação recolhida.

"Para nós foi bom porque cumprimos os objetivos a que nos propusemos", já que permitiu "identificar problemas e mapear burocracias". "Vamos ter muita matéria-prima para finalizar no mês de abril".

Graça Fonseca sublinhou que estes encontros permitiram ainda perceber as diferentes necessidades de cada região.

A 'Volta Nacional Simplex' acontece no ano em que o programa de simplificação administrativa e legislativa cumpre o seu décimo aniversário, tendo entre as suas medidas emblemáticas o Cartão do Cidadão, que inclui cinco documentos num só, a Empresa na Hora ou o Diário da República 'online'.

Lançado a 27 de março de 2006, o Simplex resultou de uma estratégia de modernização administrativa transversal, envolvendo todos os ministérios e serviços da administração pública central e a administração local.